terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)

CINEASTA: STANLEY KUCRICK
GÊNERO: FC/DRAMA/SUSPENSE
ORIGEM: EUA/UK
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: 139MIN
COR: COLORIDO

Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.

PREMIAÇÕES

Venceu o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais (Douglas Trumbull); Concorreu nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor.

CURIOSIDADES

  • O nome do computador HAL parece ser uma referência indirecta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exactamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM. No livro Odisseia II, no entanto, Clark coloca nas palavras do personagem Chandra que HAL significa Heurístico ALgorítmo.
  • Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o director não autorizou a utilização de seu nome.
  • Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.
  • O filme custou cerca de US$10 milhões, tendo arrecadado mais de US$190 milhões em todo o mundo.
  • Kubrick solicitou a seu colaborador em Spartacus, Alex North, que compusesse a banda sonora para a película. Depois de escutar o resultado, o director não ficou satisfeito e optou pela música clássica para dar vida às famosas cenas no espaço, cujos arranjos e orquestração foram desenvolvidos pelo compositor brasileiro Eumir Deodato. North só soube que sua banda sonora tinha sido removida no dia da estréia do filme, tendo ficado furioso.
  • O Título do filme foi satirizado em um episódio da série Total Drama Action. Foi sátirazado como 2008: Um Owen no Espaço.



HOTFILE / LEGENDA PT-BR / RMVB / 471MB / IMDB

0 comentários: