terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VLADO - 30 ANOS DEPOIS (2005)


CINEASTA: JOÃO BATISTA DE ANDRADE
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
ORIGEM: BRASIL
DIÁLOGO: PORTUGUÊS
DURAÇÃO: 90 MINUTOS
COR: PORTUGUÊS


Como o próprio cineasta João Batista de Andrade (O Homem Que Virou Suco) deixa claro na introdução de Vlado – 30 Anos Depois, este é um filme extremamente pessoal. O documentário conta a trajetória do jornalista Vladimir Herzog, de quem do diretor foi muito amigo e colega de trabalho.
Conforme João Batista diz: essa é uma dívida, ‘um filme que deveria ter feito há muito tempo’. Longe de ser panfletário, o cineasta faz um registro emocionado de um homem que representou muito não só para a imprensa brasileira (foi diretor de jornalismo de TV Cultura, editor de cultura da revista Visão, entre outros trabalhos), como também para acabar com a ditadura militar no Brasil.
Morto em 25 de outubro de 1975, após ser violentamente torturado no DOI-CODI (órgão da repressão política do regime militar), a versão oficial dava que Vlado, como era chamado pelos amigos, se suicidou – o que não é verdade, conforme foi provado anos depois.
Embora existam algumas imagens de arquivo ilustrando a época e os acontecimentos, Vlado – 30 Anos Depois encontra a sua força no depoimento de diversas personalidades que foram amigas do jornalista, além de sua viúva Clarice Herzog. São sempre depoimentos emocionados de pessoas que sentiram na pele os horrores de lutar por um país livre da ditadura.

0 comentários: