terça-feira, 5 de janeiro de 2010

MANHÃ CINZENTA (1969)

CINEASTA: OLNEY SÃO PAULO
GÊNERO: DRAMA / EXPERIMENTAL
ORIGEM: BRASIL
DIÁLOGO: PORTUGUÊS
DURAÇÃO: 22 MIN
COR:

Um golpe de estado num país imaginário da America Latina. O poder. A repressão. O filme que levou seu realizador aos porões da ditadura.

 


"Manhã cinzenta é o grande filmexplosão de 1968 e supera incontestavelmente os delírios pequeno-burgueses dos histéricos udigrudistas. Montagem caleidoscópia, desintegra signos da luta contra o sistema - panfleto bárbaro e sofisticado, revolucionário a ponto de provocar prisão, tortura e iniciativa mortal no corpo de Artysta. O Cinema Nordestino, Cinema Pupular metaforizado em Olney e Miguel Torres, vítimas dos invasores - Heroys do Brazyl!"

Glauber Rocha.


PREMIAÇÕES:
- Primeira produção brasileira a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental.

CURIOSIDADES:
- Olney foi continuísta no filme "Mandacaru Vermelho" de Nelson Pereira dos Santos, rodado em Feira de Santana. O trabalho no filme marcou a integração de Olney ao grupo pioneiro de cineastas do Cinema Novo.

- O diretor exibiu o filme em sessão especial no MAM para alguns amigos cineastas. Com medo de possíveis cortes, antes de enviá-lo para a censura fez várias cópias e mandou para diversos cineclubes do país e festivais internacionais. O filme teve sua exibição proibida no Brasil, com o rótulo de subversivo.

- Olney foi preso, torturado e processado pela ditadura militar, quando uma cópia de "Manhã Cinzenta" foi encontrado na residência de um dos participantes do primeiro seqüestro político no país, embora o cineasta nada tivesse com a ação terrorista.

- Várias cenas do curta foram gravadas durante uma manifestação de estudantes no Rio, em 21 de junho de 1967. Saldo da manifestação: mil presos, 57 feridos e três mortos. O ator Sonélio Costa foi detido no Dops por dois dias.

- Algumas fontes datam o lançamento de "Manhã Cinzenta" como 1968.


- Texto com mais informações sobre a vida e a obra do diretor:
O Cineasta Olney São Paulo



MEDIAFIRE / SEM LEGENDA / AVI / 299 MB / IMDB

0 comentários: